UMA PESSOA DISPOSTA A FAZER A DIFERENÇA
“Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei.” (Ezequiel 22:30).
Quão poderoso é ver uma igreja toda unida em oração, e o quanto podemos fazer pelo mundo estando unidos em oração. Saber da importância da oração não significa que de fato pratiquemos essa disciplina espiritual tão importante. Orar é fundamental no que diz respeito ao relacionamento do homem com Deus. A oração deve focar num relacionamento com Deus, não apenas falar, como também ouvir a voz de Deus. Não é um monólogo, mas sim um diálogo com o Pai. Mas na trajetória do povo de Deus vemos que nem sempre entenderam o seu valor, e nem levaram a sério essa disciplina. E falando ao profeta Ezequiel, para a tristeza do Senhor, ele não encontrou sequer um que estivesse disposto a investir tempo em oração. Para conversar, ouvir as orientações do próprio criador, e interceder pela nação.
A lei do Senhor estava sendo transgredida, não havia diferença entre o santo e o profano, profetas proclamando mentiras, o povo aflito e necessitado sendo extorquido e oprimido, uma lista extensa de motivos pelo qual o Senhor buscava ao menos uma pessoa disposta a dobrar seus joelhos, e clamar em favor da nação. E justamente o povo que se chamava por povo de Deus estava alheio ao grande recurso da oração. Como uma pequena brecha no muro que precisava ter tapada, seria alguém que tivesse disposto a dobrar seus joelhos em oração. Estar na brecha é estar na companhia de Deus, anelar por ela, e ter prazer nela. E isso faz diferença na vida de quem ora, e na de todos que estão a sua volta.
Deus procurou apenas um e não encontrou. Imagina quando todo um povo entende o poder da oração “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” (2 Crônicas 7:14). Vivemos dias difíceis, o mundo enfrenta uma pandemia que mexe com a economia a nível global, com a saúde, e tem causado milhares de mortes, e o Senhor deseja contar com servos fiéis e comprometidos com Ele em oração. Alguém disposto a se colocar na brecha diante dele a fim de ver a nação, e o mundo gozando de saúde, paz, justiça, e desfrutando do conhecimento e da graça de Deus. Que em sua procura o Senhor nos encontre, e que dobremos os joelhos em sua presença. Que diante do Senhor e no mundo sejamos uma pessoa disposta a fazer a diferença.